#Rio Real
Publicada em: 14/11/2017 | 125 Visualizações
Embrapa realiza dia de campo sobre citros em Rio Real
Nesta segunda-feira (13), em Rio Real (BA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza dia de campo sobre citros. Localizado no litoral norte da Bahia, o município é o maior produtor do estado.

O evento é uma atividade do Programa de Melhoramento Genético de Citros, liderado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), e acontece na Fazenda Esperança, que sedia experimentos do programa há cerca de dez anos. São esperados cerca de 100 participantes, entre citricultores, técnicos e estudantes.

As palestras vão abordar temas importantes para a sustentabilidade da citricultura da região, como o uso de porta-enxertos e novas variedades, além do consórcio de plantas cítricas com outras culturas como alternativa de renda para o produtor. A abertura vai contar com a presença de Manoel Messias Góis (Fazenda Esperança), Alberto Duarte Vilarinhos (chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura) e Manoel Moacir Costa Macedo (chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros).

O dia de campo é uma parceria da Embrapa com Agronorte, Centro Agroecológico do Litoral Norte (Cealnor), Coopealnor Cooperativa Agropecuaria do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), Fazenda Esperança e Fazenda Lagoa do Coco.

Serviço:
Evento: Dia de campo sobre citros
Data: 13/10/2017
Local: Fazenda Esperança, Rio Real (BA)
Programação:
8h30 - 8h50 – Inscrições dos participantes
8h50 - 9h – Abertura

9h - 9h40 – 1ª Estação
Tema 1: Porta-enxerto como estratégia indispensável à melhoria da citricultura regional – Walter Soares Filho (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
Tema 2: Macronutrientes na cultura dos citros – Lafayette Sobral (Embrapa Tabuleiros Costeiros)

9h40 - 10h20 – 2ª Estação
Tema: Novas variedades copa como alternativas de mercado – Orlando Passos (Embrapa Mandioca e Fruticultura) e Hélio Wilson Carvalho (Embrapa Tabuleiros Costeiros)

10h20 - 11h – 3ª Estação
Tema: Consórcio citros x culturas alternativas – Alfredo Góis (Fazenda Esperança) e Hélio Wilson Carvalho

11h - 11h40 – Narrativa de produtores: a importância do porta-enxerto na melhoria da produção de citros – Alfredo Góis, Hélio Wilson Carvalho e Roberto Shibata (Fazenda Lagoa do Coco).
11h40 - 12h – Depoimento dos organizadores e encerramento


Fonte: ASCOM EMBRAPA